sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tecnologia e adaptação

          A Tecnologia é uma arma eficiente que chegou para ficar, entretanto ela realmente  satisfaz todas as necessidades das pessoas?
          Sabemos que ainda hoje em plena era tecnológica onde não precisamos sair do lugar para que realizemos muitas das nossas necessidades, existem pessoas que resistem  a essa adaptação, algumas atividades prazerosas como sair de casa para comprar algo, ir ao cinema, viajar,  pode ser feito por meio do computador. Podemos ir as compras sem sair de casa, concluir ou resolver alguns negócios através dessa tecnologia, até mesmo namorar e conhecer pessoas ( prazerosissimo)  sem sair do lugar, mas o que é isso? Realmente pensando dessa forma as relações pessoais ficam nitidamente impessoais, afinal como podemos nos relacionar com outras pessoas  por meio de um teclado ou de uma web cam, e o toque, o calor humano, como fica? Será que as pessoas não estão mais sozinhas do que imaginam ,ou talvez não perceberam o quão é solitário essa prática?
      Por outro lado a  facilidade que isso nos proporciona é um aliado as dificuldades  que enfrentamos, imagine só, podemos escolher e comprar algum produto importado sem  gastar com passagem aérea, sem enfrentar filas e atrasos de voos, podemos fazer transações bancárias sem enfrentarmos aquelas intermináveis filas e sem perder horas no banco, podemos enviar  mensagens ou documentos  que antes demoravam dias ou semanas em menos de um minuto, e esta  chegará ao seu destino sem se perder pelo caminho.
       na área educacional a tecnologia também é uma arma que pode e deve ser usada como ferramenta ou mesmo um meio de estimulo para o educando, as infinitas formas para esse recurso seja utilizado na escola deve ser mediado pelo educador, é  inegável que estudar auxiliado pela tecnologia, computador, Internet e outras ferramentas que estão a nosso dispor é muito mais fácil e divertido, mas essa prática não deve tirar a capacidade do aluno de criar e de ter sua autonomia como aquela muito utilizada hoje como " copiar e colar" .
      Afinal a tecnologia é o vilão ou o mocinho dessa história? claro que essa resposta é pessoal pois, cada um utiliza   de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário