terça-feira, 8 de novembro de 2011

GComopris

Atividades com GComopris
1ª Atividade – ícone de experiências
Esta atividade indico para alunos da 3ª série do Ensino Fundamental em diante, pois os mesmos terão conhecimentos prévios necessários para a participação neste jogo, será trabalhado o Ciclo da água na disciplina de Ciências.
Neste jogo o personagem Tux quer banhar mas não tem água, para ajudá-lo o jogador, aluno, terá que percorrer o caminho que a água segue no seu ciclo: clicar no sol para que a água evapore, depois clicar na nuvem para que possa chover, posteriormente no sistema de bombeamento de água (não faz parte do ciclo natural da água) somente assim a água chegará no chuveiro e em seguida deverá clicar no sistema de tratamento.
No referido jogo, fica claro algumas das etapas do ciclo natural da água, ao jogar o aluno terá que ter conhecimento prévio destas etapas e/ou auxílio do professor para aprender o referido ciclo.

2ª Atividade – ícone de experiências
No jogo anterior, além de trabalhar o ciclo da água e suas etapas, ele possibilita que o aluno reflita e conheça o destino mais usual da água após o uso doméstico. Pensando-se ainda na Disciplina de Ciências o professor terá três oportunidades de trabalhar saberes escolares com este jogo, o primeiro foi exemplificado na 1ª atividade, na 2ª atividade ele poderá dar seguimento com estudo do tratamento da água e como 3ª atividade ele poderá aprofundar os estudos em sala de aula de tratamentos ecologicamente corretos para a água doméstica usada, este último item não esta contemplado no jogo, mas servi para motivar os alunos a fazerem uma pesquisa mais detalhada.

3ª Atividade – ícone jogos de tabela                                                                          
Esta atividade é indicada para alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, nela será trabalhada conhecimentos artísticos.
Após clicar no ícone de jogos de tabela o aluno deverá clicar na figura da Monalisa e aparecerá um jogo de quebra-cabeça com algumas obras famosas com a legenda de seu título, autor e ano. Neste jogo além de trabalhar questões cognitivas como atenção, percepção e memória ela trabalhará temas relacionados a Artes Plásticas uma vez que os alunos estarão conhecendo alguns dos quadros mais famosos, o professor poderá usar este momento para intermediar chamando atenção dos alunos para perceberem as diferenças de um quadro para o outro, do movimento artístico que cada um participa. Vale a pena lembrar que o jogo educativo, não significa que o aluno deva ficar explorando sozinho e sem nenhuma intervenção pedagógica, o professor pode e dever mediar este momento para garantir o bom uso da ferramenta.

4ª Atividade – ícone entretenomento

No Ícone Entretenimento, abre-se uma tela onde há um ícone que é o globo terrestre. Neste está um jogo do tipo quebra-cabeças onde o aluno coloca os continentes nos seus lugares até formar o mapa-mundi. Nos próximos níveis deste jogo forma-se a América do Norte, a América do Sul,o Oeste e o Leste da Europa, o Norte da África e as regiões da França. Neste jogo trabalha-se conhecimentos geográficos como espaço geográfico, divisão política (formação do continentes e do globo terrestre), o professor pode chamar atenção para a diferença de país e continente e trabalha também a questão da localização geográfica, onde fica geograficamente os países e continentes.


Um comentário:

  1. Ana,
    o 4º jogo para mim foi um dos mais interessante que verifiquei até agora nos blogs, além de ser divvertido, ele auxília o professor na construção do conhecimento que poucos alunos se empolgam, divisão política do mundo. Muito bom mesmo.

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